PIRIPIRI/PIAUÍ -

PIRIPIRI AGORA

IMAGEM - NOTÍCIAS EM DESTAQUE

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pedro II - PI possui a única reserva de opala nobre do país.


O município de Pedro II - PI possui a única reserva de opala nobre do país a qual, juntamente com os depósitos australianos constituem as únicas fontes importantes desse mineral no mundo.
A opala em Pedro II apareceu por acaso, no final da década de 1930, quando o senhor conhecido como Simão, que na época era do Sr. Raimundo Monteiro, fez um roçado de mandioca no lugar denominado "crispim", (hoje "Boi Morto"). O sr. Crispim levou a pedra estranha ao sr. Lauro Cordeiro, chefe político de grande influência na cidade, por quem o homem tinha grande respeito.
O sr. Lauro Cordeiro aproveitando uma ida a Teresina mostrou a pedra a um engenheiro que disse ser a tal opala. Teve ai o inicio uma extração ainda tímida da pedra leitosa em Pedro II. Coisa que ninguém deu muita importância. Mais tarde o sr. João Alberto Vieira encontrou outras pedras de opala no lugar conhecido como "centro", na propriedade dos joaquinos. O material foi trazido a Pedro II pelo sr. João Alberto que o apresentou ao sr. Epitânio Pinto Getirana, tabelião, professor e comerciante, homem de vasta cultura, que chegou à mesma conclusão do sr. Lauro Cordeiro: tratava-se de opala. Foram encontradas mais pedras de opala no lugar "Bom Lugar", de propriedade do sr. Pedro Braga e finalmente foi encontrada opala no lugar "Roça" de propriedade do sr. Mundote.

Em 1958, os senhores João Pinheiro, Raimundo Daltro Galvão , e Nogueira Filho arrendaram a mina "Boi Morto" e iniciaram a exportação da opala através da EMIBRA, de propriedade do sr. Nilson Lacerda Barbosa (falecido em acidente automobilístico ao retorna ao Boi Morto). Este senhor tornou a opala de Pedro II mundialmente famosa. Geologicamente a distribuidora da opala de Pedro II é bastante errática. Na forma bolsões isolados ao longo de um horizonte com espessura de 1 a 4 m. Segundo Oliveira Cardoso a opala de Pedro II está classificada em 6 tipos diferentes, levando-se em conta a cor, tamanho e intensidade de opalescência das pedras: nobre, extra, forte, fraca, média e refugo(cascalho). As reservas de opala de Pedro II estão estimadas em: 12 milhões, 469 mil, 354 gramas de reserva medida; 50 milhões, 269 mil, 416 gramas de reserva indicada e 38 milhões, 529 mil. 230 gramas de reserva inferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário