Hoje (18) começa o pagamento do seguro-safra em 96 municípios do Piauí que tiveram perda na safra em 2010. O benefício vai para 54.700 famílias. O coordenador do Seguro Garantia Safra da Superintendência de Desenvolvimento Rural, Matias Ribeiro, disse que mais 30 municípios possuem processos de perda de safra em análise e devem receber o seguro até novembro.
O total pago é de R$ 40,8 milhões, beneficiando 68 mil famílias.
O total pago é de R$ 40,8 milhões, beneficiando 68 mil famílias.
Ele destacou a importância dos municípios se inscreverem para poder ter direito ao seguro. "Nos 4 meses em que esses municípios recebem o seguro, em muitos o valor que é injetado na economia local é maior que o fundo de participação. Por isso, as prefeituras devem valorizar o programa e não deixarem de aderir", disse Matias.
Esse é o terceiro ano de pagamento do seguro. No primeiro ano, 40 municípios aderiram. Em 2010 aumentou para 126 municípios e já na safra 2010/2011, 152 municípios se inscreveram.
"O governo decidiu antecipar o pagamento da primeira parcela, que seria paga somente em dezembro, devido a situação crítica de perdas e seca dos agricultores familiares", disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins.
Já existem 87 mil famílias inscritas para este ano com 85 mil vagas. Será feita uma seleção levando em conta dois critérios: menor renda, até um salário mínimo bruto mensal; cultivo de 0,6 a 10 hectares de culturas de arroz, milho, mandioca e algodão, que não seja em áreas irrigadas.
Novas inscrições ainda podem ser feitas até a próxima sexta-feira (22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário