PIRIPIRI/PIAUÍ -

PIRIPIRI AGORA

IMAGEM - NOTÍCIAS EM DESTAQUE

terça-feira, 24 de agosto de 2010

99,1% das cidades do Piauí não têm como prevenir enchentes

Pesquisa do IBGE, divulgada na última sexta-feira,  revela que apenas dois dos 224  municípios piauienses (0,90% do total) possuem dispositivos coletivos de prevenção às enchentes, o que demonstra a vulnerabilidade que a população dessas cidades sofrem quando chove acima do normal. 

Isso explica em parte porque, entre 2003 e 2008, 61 municípios do Piauí sofreram inundações ou  alagamentos em suas áreas urbanas. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, referente a 2008. 

Segundo o levantamento, a quase totalidade dos municípios do Piauí não conta com ações de detenção e amortecimento de vazão das águas das chuvas. Sem ter para onde escoar, a água pluvial termina por inundar os locais mais baixos, o que causa mortes, feridos e destruição de prédios residenciais, privados, públicose casas. 

A pesquisa revelou também que apenas 22 cidades possuem sistemas de drenagem urbana subterrânea, que são mais eficazes no escoamento de água, como galerias, por exemplo. Mas, mesmo assim, não fazem a manutenção adequada. 

Dos 224 municípios que têm serviço de manejo das águas pluviais, 171 (76%) não fazem a limpeza dos
bueiros, 204 (91%) não limpam as galerias e 206 (92%) deixam de limpar canais. Segundo o IBGE, apesar dos dados alarmantes, não há perspectiva para mudança a curto ou médio prazo. É que em somente oito (3,5%) cidades possuem legislação municipal que prevê controle das águas das chuvas.
Fonte: portalodia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário